CURSO DE FORMACAO EM AYURVEDA - MODULOS 1 E 2 - 08 a 28 de Janeiro 2018





CURSO DE FORMACAO AYURVEDA -

MODULO 1 - 08 A 17 DE JANEIRO 2018
MODULO 2 - 19 A 28 DE JANEIRO 2018

Atendendo a pedidos, estamos abrindo mais uma turma do modulo 1 para quem nao conseguiu participar em Julho.  Nesse caso teremos uma imersao de 20 dias entre 8 e 28 de janeiro (com 2 dias de intervalo). Ultima chance de entrar no curso!!! Depois somente em na proxima turma em 2020. Para o plano de pagamento converse conosco para viabilizarmos a melhor forma.


SEJA UM TERAPEUTA AYURVÉDICO
Transforme a sua vida para melhor e ajude outras pessoas a fazerem o mesmo através do modelo mais completo e mais antigo de autoconhecimento e cuidados com a saúde: o Ayurveda.







Curso de Formação de Terapeuta Ayurveda


7o Ano, 4a Turma
Parceria entre:

- Dharmashala Spiritual Resort
                     - Instituto Mádhava – Ayurveda e Yoga
                                        - Escola Yoga Brahma Vydya Laya




O que é Ayurveda

O que é Ayurveda: É um sistema milenar de cuidados com a saúde que enfatiza terapias preventivas e curativas, promovendo saúde, auto conhecimento e harmonização. O Ayurveda nos conduz a um estilo de vida harmônico onde a saúde prevalece e o desabrochar dos nossos talentos pode ser experimentado através de um estilo de vida mais integrado. Seus métodos promovem profunda desintoxicação, levando ao rejuvenescimento celular e promovendo longevidade. Ayurveda é um sistema completo de cuidados com o ser nos seus aspectos físico, mental e espiritual.

Nas últimas décadas tem havido um grande interesse no ocidente pelo estudo dos sistemas de medicina tradicionais do oriente. O profundo conhecimento das relações entre mente, energia vital e corpo, acumulados no oriente por milênios de pesquisas tem preenchido uma grande lacuna existente na medicina alopática tecnológica do ocidente.

A Medicina Ayurveda enfatiza terapias preventivas e curativas, por vários métodos de eliminação de toxinas do corpo e da mente, levando a um melhor funcionamento celular que consubstancia o tão propalado conceito de longevidade e “rejuvenescimento” deste sistema médico. Ayurveda é mais que um mero sistema de saúde. Ela é uma ciência e uma arte do apropriado viver, que ajuda a obter longevidade. Ela pode guiar todo indivíduo na escolha apropriada da dieta, hábitos de vida e exercícios que restauram o equilíbrio do corpo, da mente e da consciência, prevenindo doenças e tratando enfermidades já instauradas. É, portanto, um sistema completo que tende a se estabelecer amplamente no ocidente, com grande eficiência e a custos mais baixos.


Sobre o curso / objetivo:

O curso tem o objetivo de formar terapeutas habilitados a promover a saúde tendo como fundamento os milenares ensinamentos do Ayurveda. O aluno será treinado nos métodos de avaliação e definição do biotipo assim como de possíveis desequilíbrios do ponto de vista ayurvédico. Dado este primeiro passo o aluno desenvolverá a habilidade de orientar no estilo de vida mais apropriado para a conservação e recuperação da saúde, no que diz respeito à alimentação, rotinas diárias, atividade física, entre outros. Assim como, será treinado na aplicação de variadas técnicas de procedimentos ayurvédicos com o objetivo de corrigir desequilíbrios e manter um estado saudável.

A quem se destina:

O curso é destinado a todos as pessoas que se interessam por autoconhecimento e por um viver saudável e consciente         tendo como suporte a milenar ciência do Ayurveda. Também será de grande valor a profissionais da área da saúde que queiram ampliar seu conhecimento e campo de ação profissional, assim como pessoas que desejam se profissionalizar como terapeutas ayurvédicos.

Carga horária / Cronograma:

O curso é composto por:
- 5 módulos presenciais de 9 dias, que acontecerao de 6 em 6 meses na Pousada Dhamashala - em Paraty RJ, ministrados por Adriane Mocker e Sri Rama
- Aulas Gravadas por Adriane Mocker
- 1 módulo de uma semana em Araguari MG ministrado por Dr José Ruguê.

A carga horária completa do curso é de 400 horas.



Cronograma: 2017/2018

Modulo 1 - 08 A 17 DE JANEIRO DE 2018
Moulo 2 - 19 A 28 DE JANEIRO DE 2018

Modulo 3 - 20 a 29 de Julho de 2018
Modulo 4 - Janeiro de 2019
Módulo 5 - Julho de 2019


O que este Curso oferece:

1. Um completo programa teórico e prático, com carga horária e estrutura que permitem ao estudante compreender e receber completo treinamento nas diversas etapas e nos diferentes métodos ayurvédicos;
2. Alimentacao completa com 3 refeicoes diarias no Buffet da Pousda (cafe da manha, almoco, coffe-break e jantar)
3. Hospedagem gratuita na Pousada Dharmashala 10 dias e 9 noites (suite compartilhada - Para Suite Individual acrescente 900.00 por módulo)
4. A coordenação de Adriana Mocker (Satyavati) que ministra cursos de Ayurveda e preside o Instituto Madhava e Ayurveda e Yoga em Florianopolis, com anos de experiencia pratica na parte clinica ayurvedica;
5. Apostila e material didatico assim como material necessario para as tecnicas praticas.
6. Uma linguagem que une a tradição védica às mais modernas pesquisas científicas, facilitando o ato de formar na mente dos ocidentais um nível de confiabilidade maior nos métodos e efeitos da cincia Ayurveda;
7. Aprendizado sobre as ervas medicinais “in loco”, vendo e participando do seu cultivo e manipulação.
8. Os Certificados, expedidos ao final do Curso, vêm com os selos da Escola Yoga Brahma Vidyalaya, da Academia Internacional de Ayurveda e do World Movement for Yoga and Ayurveda;


Investimento:

Cada modulo de 9 dias tem o investimento de:

6 x 660,00 ou 3600,00 a vista com desconto (inclui: curso completo, hospedagem gratuita, alimentação em pensao completa e material didático)


O módulo de Araguari tem o custo médio de R$1450,00 (inclui: hospedagem, alimentação e material didático) e a previsão é para  fevereiro de 2019.

(curso completo 18.000,00 + 1450,00 = 19450,00)

OBS.:  O investimento pode ser facilmente recuperado para aqueles que ingressarem e se aprofundarem no ramo de terapias Ayurvedicas, que estao cade vez mais procuradas e reconhecidas no meio terapeutico.


Inscricao:

Escrever para o seguinte email com os dados abaixo:

contato@dharmashala.com.br

Nome completo:
Cpf:
Id:
Email:
Celular:
Data de nascimento:
Endereço:
Profissao:
Como ficou sabendo do curso:
Objetivo:

Matricula 100,00

Banco do Brasil
ag 2406.6
cc 15381.8
Flavia Azevedo S. Pinto
CPF 082 617 587 29


Professores:

Adriane Mocker

Formada em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se ao estudo de massagens terapêuticas desde 1988. Em 2004 completou sua Formação em Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya-Fundação Sri Vájera, dirigida pelo Dr José Ruguê (Swami Narayanananda Ayurved Saraswati) com quem trabalha e estuda desde esta época.

Vem atuando como terapeuta e facilitadora em cursos de Formação em Terapias Ayurvédicas em algumas cidades do Brasil

Aprofundou seus estudos em Ayurveda na Índia:

2005-na International Academy of Ayurved em Pune, training in Advanced Panchakarma and Ayurvedic Massage

2007-iniciou treinamento em Chavutti Thirummal em Rishikesh

2009- Curso princípios do Rasayana na International                       Academy of Ayurved/Pune, coordenado pelo Dr Nandan Lele.

2009 – Formação em Chavutti Thirummal no Ayurved Kerala Chikitsalayam/Pune com Dra Sonali Shinde.

-Coordena em Florianópolis as atividades do Instituto Mádhava Ayurveda e Yoga e em Paraty Madhava – Mata Atlântica

– Graduanda em enfermagem na UFSC





Sri Rama Das (José Gilberto de Lima Novaes Jr.)

Sri Rama das vivencia o vegetarianismo há 34 anos, tendo desde então pesquisado várias linhas de pensamento sobre alimentação. Morou em templos vaishnavas durante quinze anos onde aprendeu a arte da culinária indiana vegetariana. Nos últimos anos vem aprimorando sua prática associando a culinária ao Ayurveda com visitas regulares de estudos na Índia.

2008 - Formou-se como Terapeuta Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya em 2008 dando enfoque na sua formação para a culinária e preparação de fórmulas ayurvédicas.

2009- Curso princípios do Rasayana na International                       Academy of Ayurved/Pune, coordenado pelo Dr Nandan Lele.

2009 – Formação em Chavutti Thirummal no Ayurved Kerala Chikitsalayam/Pune com Dra Sonali Shinde.



Dr. Ruguê

Formação:

– Graduado em Medicina em 1981 pela Escola de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

– Pós-graduação em Terapia Intensiva na Unidade de Terapia Intensiva do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 1985 (USP)

– Título de Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em 1986, reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB)

– Treinamento no mais tradicional método Guru-Sishya (Mestre-Discípulo) de Yoga e Ciência Védica com seu Mestre Sri Vájera Yogui Dasa, de 1973 a 1984, sendo investido por Sri Vájera como um de seus sucessores Gnana-Dhatha Acharya (Mestre Espiritual de Yoga) e representante da Suddha Dharma Mandalam.

– Samnyasa-Diksha oficiada pelo Pandit Prabhakar

– Presidente do Sanatana Dharma International com a presença e participação do Sankaracharya de Prayag. Recebeu o nome espiritual de Mahamandaleshwara Swami Narayanananda Ayurved Saraswati.

– Cursos de Formação em Medicina Tradicional Chinesa, com formação básica com o Dr. Eu Won Lee com duração de 1 ano e aperfeiçoamento através do Curso Avançado de Acupuntura com duração de 1 ano com o Dr. Hong Jin Pae e equipe em São Paulo-SP.

– Curso de Medicina Ayurvédica no American Institute of Vedic Studies, Santa Fé, New Mexico, USA, duração de 250 horas, dirigido pelo Dr. David Frawley, OMD

– Curso de Medicina Ayurvédica (Panchakarma e Herbologia) no Sri Swami Ayurvedic Center, Pune, Índia, 2001, dirigido pelo Dr. M. Shastri M.D. Ayurvedacharya.

– Curso Avançado de Ayurveda na International Academy of Ayurveda, Pune – Índia, dirigida pelos mundialmente conhecidos Dr. Subash Ranade Ph.D. e Dr. Avinash Lele M.D. e sua equipe com os quais mantém constante aperfeiçoamento e apoio.



Com base na Medicina Ayurvédica, o estudante receberá um treinamento teórico-prático em:

Programa do curso:

I. Introdução, histórico
a. Introdução, objetivos, método do curso
b. Histórico: 4 fases, ashtanga, textos, moderno
II. Filosofia I: samkhya
III. Filosofia II – 1/2 – trigunas, purusharthas, satkarya, parinama
IV. Doshas: 1/2 conceito, composição, ações, 20 atributos, localização, estados agravados
V. Sub-doshas
VI. Dhatus e Kalas
VII. Srotas
VIII. Malas, Agni, órgãos e ama, ama pachana
IX. Relações mente-corpo
X. Swastavrithya: medicina preventiva. Dinacharya e rtucharya
XI. Nidana – 1 e 1/2
XII. Pariksha – 1 ½
XIII. Continuação de nidana e pariksha
XIV. Alimentação
XV. Culinária
XVI. Ervas I
XVII. Ervas II
XVIII. Shamana
XIX. Aroma, cromo e pedras preciosas
XX. Panchakarma I
XXI. Panchakarma II
XXII. Tratamento geral dos tecidos e dos srotas

Treinamento de procedimentos

1. Abhyanga demonstração
2. Abhyanga: teoria, manobras e dorsal
3. Abhyanga ventral
4. Abhyanga cabeça-face
5. Marmas
6. Udwartana
7. Garshana
8. Shirodhara
9. Shiroabhyanga
10. Pichu
11. Karna Purana
12. Abhyanga para bebês e para gestantes
13. Prática geral do Suryanamaskar, pavanamuktasana, pranayamas simples, meditação, mantras
13. Treinamento de diagnóstico
14. Preparo dos medicamentos e manipulação das ervas
15. Preparados específicos para Ama Pachana (ervas e alimentos)
15. Lepas
16. Bastis externos
17. Pizichilli
18. Pinda sweda
19. Patra Potali
20. Treinamento de vamana, virechana, nasya, basti, raktamokshana
21. Outros

Cronograma:

Módulo I:
Bases filosóficas do ayurveda que possibilitarão o entendimento das suas principais teorias. Desenvolveremos o estudo dos temas que compõem o que podemos chamar de anatomia e fisiologia ayurvédica tais como: dosha, subdosha, dathus, kalas, srotas. Abordaremos temas como agni, mala, ama, as relações mente-corpo desenvolvendo as primeiras noções sobre o processo de adoecer e ser saudável.
• Introdução
• Histórico
• Filosofia Samkhya
• Panchamahabhutas
• Anatomia e fisiologia ayurvédica
• Atividades teórico-práticas treinamento em abhyanga, shiroabhyanga, udwartana, garshana, basti externo, karnapurana


Módulo II:
De posse dos conhecimentos trabalhados no primeiro bloco, neste segundo o aluno será levado a pensar do ponto de vistaayurvédicoe aprenderá como desenvolver a avaliação do estado de saúde e biótipo de si e do outro. Estudaremos métodos de avaliação tais como o exame do pulso e da língua. Também serão estudados métodos de conservação da saúde e reequilíbrio através da alimentação, uso de ervas e composição de um estilo de vida promotor de saúde.
No período destinado aos procedimentos (atividades teórico-práticas), teremos aula de culinária e compostosherbais, shirodhara, pindasweda, pizhichilli e exercício do processo de avaliação.
• Métodos de avaliação: Nidana e Pariksha
• Aahar - Fundamentos da alimentação ayurvédica
• Alimentação e os biotipos
• Alimentação e os desequilíbrios
• Herbologia
• Treinamento em: culinária, preparações herbais, patrapotali, shirodhara entre outros


Módulo III:
O aluno aprenderá como orientar em um estilo de vida promotor de saúde alinhado aos biótipos, métodos suaves de desintoxicação, métodos energéticos de conservação da saúde e aprimoramento do ser interior.
• Shamana – prevenção- dinacharya e rtucharya
• Marmaterapia


Módulo IV:
O aluno aprenderá como orientar em um estilo de vida promotor de saúde alinhado aos biótipos, métodos suaves de desintoxicação, métodos energéticos de conservação da saúde e aprimoramento do ser interior.
• Shodhana
• Rasayana
• Vajikarana
• Cromoterapia

Módulo V.
Métodos Sutis de Tratamento
Estudo de caso
• Aromaterapia
• Yoga e ayurveda
Práticas: pindasweda, cuidados com a beleza, swedana, entre outras práticas relacionadas aos temas teóricos.



O módulo de Araguari tem o custo médio de R$1450,00
(inclui: hospedagem, alimentação e material didático) e a previsão é para  fevereiro de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas